Todos nós, praticantes de BTT, já passamos por grande "empenos" nas famosa "paredes" que apanhamos nos nosso passeios por trilhos e caminhos.
Mas afinal como se classificam as subidas e como são identificadas em termos de categorias em função da sua percentagem de inclinação e comprimento.
Ao vaguear pela NET encontrei este pequeno artigo que explica de forma simples esta questão. Partilho aqui esta informação que considero interessante.
Inclinação e Classes de Subidas
" No ciclismo é comum representar a inclinação de um trecho na forma de uma percentagem. Esta percentagem é a tangente do ângulo da subida (θ na Figura 1), expressa como porcentagem. Um trecho plano tem 0% de inclinação. Uma subida de 45° (tan(θ)=1) tem 100% de inclinação.
Idealmente, a medida correta é obtida dividindo dy por dx. Entretanto, é difícil medir dx diretamente. Para pequenas inclinações (até 20%), dividir dy por h dá uma aproximação com erro no terceiro dígito significativo (20% vs. 19.6%). A Figura 2 mostra a conta correta baseada em dy e h.
Em provas como o Tour de France, é comum dar classificações aos trechos de subida. A classificação varia de prova para prova. No Tour de France, existem subidas Cat 4 (mais fácil), Cat 3, Cat 2, Cat 1 e HC (mais difícil). A medida de dificuldade depende de diversos fatores: inclinação, distância, altitude, posição dentro do percurso da etapa, qualidade do asfalto [1]. Em geral, apenas subidas com mais de 100 metros de diferença (dy ≥ 100m) são categorizadas.
Classificação usual [2]:
Cat 4: Subidas com menos de 3 km de comprimento.
Cat 3: Subidas com até 5 km de comprimento.
Cat 2: Subidas de 5 a 10 km de comprimento, com pelo menos 4% de inclinação.
Cat 1: Subidas de 10 a 20 km de comprimento, com pelo menos 5% de inclinação.
HC: Hors Catégorie (sem categoria): subidas "fora da escala", 15 a 20 km de comprimento, com inclinações passando de 10%. "
Este artigo está muito interessante. Uma fórmula matemática para calcular a inclinação de uma subida; também não estou a ver outra forma, para além do GPS, que o faz por nós.
ResponderEliminarE por falar em GPS: decidi-me pelo Garmin Edge 605. Estou na fase de arranjar "fundos" para o adquirir. Obrigado pelas dicas.
Boas voltas.
Olá Tê,
ResponderEliminarFizes-te uma boa escolha, o Garmin Edge 605 é uma verdadeira maravilha da técnologia.
Boas pedaladas.